R.E.M. e os 30 anos do lançamento do single “Shinny Happy People”

Redação 89

R.E.M. e os 30 anos do lançamento do single “Shinny Happy People” imagem divulgação

Há 30 anos cravados, em 6 de maio de 1991, o R.E.M. lançava “Shiny Happy People” como o segundo single de aclamado álbum “Out of Time”, que também produziu o hit vencedor do Grammy da banda “Losing My Religion”.

“Shiny Happy People” conseguiu quebrar o top 10 tanto na parada britânica quanto na americana e se transformou em um dos maiores clássicos dos anos 90. A canção marca a primeira vez que o R.E.M. convidou alguém diferente para cantar em um de seus discos. A presença de Kate Pierson, do B-52’s , segundo o vocalista Michael Stipe, foi essencial. “Ela trouxe o vídeo e a música para um outro nível”, disse em recente entrevista.

Reza a lenda de que a letra de “Shiny Happy People” faz uma irônica ao texto de uma propaganda chinesa sobre paz e harmonia após o massacre da Praça da Paz Celestial, evento trágico ocorrido em território chinês, que resultou na morte de cerca de 300 pessoas, dois anos antes da canção ser gravada.

A ideia por trás de “Shiny Happy People” pode ser interpretada que a propaganda é frequentemente utilizada para encobrir fraquezas crônicas do sistema político. Em qualquer lugar do mundo…



COMPARTILHE


NOTÍCIAS RELACIONADAS