Lançado no dia 23 de abril, no Youtube, o clipe “De Wuhan”, da banda campineira Charcot Marie, dá vida a cenário hipotético da pandemia da Covid-19 daqui a 10 anos. Fotografia e música, idealizadas e produzidas pelos músicos Balde, Rocha, Del e Bará, mostram como seria se a crise sanitária causada pelo novo coronavírus se agravasse e o país se tornasse palco de ruínas, como em produções de ficção.
A banda tem três médicos, dos quatro integrantes, que trabalham na linha de frente da saúde em Campinas e região, e levanta no primeiro trabalho autoral reflexões a respeito da política, de relações interpessoais e de problemas sociais que marcam o cenário brasileiro desde março de 2020. “A música retrata o ponto de vista de pessoas comuns que acreditaram nos homens que ajudariam o país a vencer esta crise. Mas no fim, testemunharam um jogo político perverso e o abandono do brasileiro com consequências anônimas e perpétuas” afirma Del Oliveira, vocalista.
A música foi gravada em Campinas, em parceria com o produtor musical Juan Diaz, e teve mais de mil acessos na semana de lançamento. O clipe, dirigido pelo produtor audiovisual André Gongra, da Fuze Filmes, está disponível no Youtube e mídias sociais da banda.
A Charcot Marie foi formada em dezembro de 2018. O nome faz referência aos criadores da Neurologia Jean Martin Charcot e Pierre Marie, dando alusão ao universo de especialização e residência dos fundadores do grupo. Como identidade musical, expressa por baixo, guitarra, bateria e vocais, buscam inspiração em artistas nacionais como Charlie Brown Júnior, Planet Hemp, Marcelo D2, Raimundos, Nação Zumbi, O Rappa e Gabriel O Pensador; e internacionais, como Red Hot Chili Peppers, Foo Fighters, Linkin Park, Macklemore, Rage Against the Machine, James Brown, Michael Jackson e John Mayer.
Utilize o player abaixo e curta o clipe de Charcot Marie para a canção “De Wuhan”: