Podemos julgar alguém pelo seu gosto musical? Cientistas dizem que sim
Um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, mostra que é possível determinar a personalidade de alguém através dos seus gostos musicais.
Intitulada Musical Preferences are Linked to Cognitive Styles, essa análise científica indica a existência de uma ligação entre as nossas preferências musicais e a nossa capacidade para sentir empatia (AQUI).
Os autores afirmam que as pessoas usam a empatia ao perceber diferentes tipos de material musical, respondendo tanto emocionalmente quanto fisiologicamente. Esse sentimento é descrito como “a capacidade de identificar, antecipar e responder adequadamente aos estados mentais dos outros”. As pessoas também usam isso ao perceber diferentes tipos de conteúdo musical.
Os dados indicaram que os fãs de música mais suave, como o R&B ou soul music, são os que mais sentem empatia pelo próximo. Já os apreciadores de musicais mais pesados, como o heavy metal ou o punk, possuem um pensamento mais sistematizado ou baseado na lógica. Então, esse pessoal dificilmente engole o gosto musical alheio.
Obviamente, esse estudo não é definitivo, apenas integra uma investigação científica sobre o poder da música no trato social humano. Embora seja verdade que você nunca pode julgar um livro pela capa, há agora um forte argumento para julgar alguém pela sua playlist.