Plataforma mostra força do rádio e dá acesso à estações em todo o mundo
Alguns estudos mostraram que com a pandemia o consumo de rádio vem aumentando. Isso se deve ao fato de o veículo se posicionar como um verdadeiro amigo do ouvinte, algo que as mídias digitais têm dificuldade em entregar, com exceção do rádio on-line, que foi o grande beneficiado nesse período. E para auxiliar os internautas a buscarem emissoras interessantes ao redor do globo, a plataforma Radio Garden vem oferecendo um serviço muito útil.
A interface do site, comandado desde 2016 pelo Instituto Holandês de Som e Visão, é muito intuitiva e fácil de navegar ao apresentar para o usuário um globo terrestre no qual aparecem inúmeros pontos verdes, cada um deles representa uma estação de rádio que pode ser ouvida. Basta mover o cursor para sintonizar uma nova frequência em alto e bom som.
O Radio Garden é uma grande oportunidade de se ouvir todas as tendências musicais do mundo sem a interferência dos algoritmos das plataformas de streaming. Girando com o dedo você vai instantaneamente a qualquer lugar do planeta, sabe ao vivo o que está rolando por lá e sente toda a intensidade desse poderoso veículo.
O sistema, que é gratuito, possibilita ainda a pesquisa por estações específicas e que o usuário salve suas favoritas. É possível baixar o app em iOS (AQUI) e Android (AQUI). O site de acesso é este: Radio.Garden.
Força do Rádio
O mais recente estudo da Edison Research, Share of Ear, mostra que o rádio continua mantendo a maior parte da audiência de áudio entre todas as mídias. A análise, realizada no mercado americano e reproduzida pelo Inside Radio, mostra que 39% de todo o tempo gasto das pessoas ouvindo áudio todos os dias foi com emissoras AM/FM.
Aqui no Brasil, apesar do momento sem precedentes ocasionado pela crise de covid-19, o rádio também vem se fortalecendo. Um bom exemplo é a 89 FM A Rádio Rock, que mostrou sua força ao registrar pico de audiência em plena pandemia de 2020. Segundo dados da Kantar, a emissora atinge em média 2 milhões de ouvinte únicos em 30 dias, que permanecem em média 1h50 minutos ligados na programação.