ABRAPE apoia campanha para mostrar a importância do setor de eventos
O setor de eventos de cultura e entretenimento está com 97% de suas empresas com as atividades totalmente paralisadas desde março do ano passado, por causa das restrições impostas pela pandemia de covid-19. Isso gerou uma crise sem precedentes, com negócios fechando as portas e desemprego. Para conscientizar lideranças governamentais e sociedade sobre a gravidade do problema, profissionais do segmento estão mobilizando as redes sociais com a campanha #SOUUMDELES, que é apoiada pela ABRAPE, Associação Brasileira dos Promotores de Eventos.
“Essa campanha é especialmente para mostrar o tamanho do setor. Porque as pessoas entendem que o setor de eventos é normalmente só o promotor. E na verdade não, a cadeia de eventos é formada por todos os fornecedores que vendem, aqueles que entregam e todos aqueles serviços que estão embarcados e que integram outros 52 setores econômicos. Com essa campanha, a gente mostra que há muita gente envolvida no setor, muitas delas próximas de nós”, diz Doreni Caramori Júnior, presidente da ABRAPE.
O agravamento da situação das empresas do segmento é a grande preocupação neste momento. “O mais grave é que essas empresas estão fechadas e não têm planejamento de retomada, porque há o ônus de todo período paralisado e o ônus da incerteza de quando será a retomada”, alerta Doreni sobre o desafio que o setor enfrenta.
No momento, todas as atenções estão voltadas para o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos – PERSE, projeto de lei 5.638 de 2020 de autoria do deputado federal Felipe Carreras (PSB/PE) que foi aprovado em regime de urgência pela Câmara dos Deputados e aguarda apreciação do Senado.
A paralisação dos eventos no Brasil pode representar um impacto de R$ 4,65 bilhões em impostos federais aos cofres públicos. No player abaixo você sabe um pouco mais sobre os problemas enfrentados pelo setor na entrevista concedida pelo presidente da ABRAPE ao produtor do site da 89 Willian Maier: