Kings Of Leon abre caminho para que músicos de rock ganhem dinheiro com NFT
Os caras do Kings of Leon colocaram no mercado no último dia 5 de março o seu novo álbum When You See Yourself, que se tornou o primeiro trabalho de rock a ser comercializado em formato NFT, em tokens não fungíveis, ou seja, objetos que não podem ser trocados por outros iguais.
A coleção intitulada “NFT Yourself” foi lançada em parceria com a startup de criptomoedas Yellowheart e conseguiu gerar uma receita de US$ 2 milhões (cerca de R$ 11 milhões). O grupo ofereceu na plataforma um pacote com um álbum especial, outro com tickets de vantagens de shows e uma série de artes audiovisuais. A principal característica dos tokens não fungíveis é a natureza colecionável e exclusiva deles. Isso quer dizer que o álbum do KOL, por exemplo, nunca mais será vendido nesta versão e se tornará uma peça única para quem o adquiriu.
“Quebrar novos caminhos nunca é fácil, se fosse, não seria inovador. Muitos fãs estão comprando NFT pela primeira vez e experimentando uma curva de aprendizado”, disse o Kings Of Leon em comunicado sobre o lançamento.
De uma forma geral, singles e álbuns podem ser emitidos como um token de criptomoeda exclusivo. Eles usam blockchain – rede transparente e acessível ao público – para provar que são escassos ou até mesmo únicos. Esse é um ativo digital que começa a ser explorado neste momento pelo mercado da música e pode representar uma fatia importante da receita dos artistas num futuro não muito distante. A Tratore, maior distribuidora de música independente do Brasil, fez um guia básico sobre o que é NFT e como pode ser utilizado por músicos. Confira AQUI.