Projeto de vocalista do Tuatha de Danann lança campanha e divulga capa de seu novo álbum
Bruno Maia, vocalista e multi-instrumentista do Tuatha de Danann, está produzindo o segundo álbum do seu projeto Braia, que terá o nome “…E o Mundo de Cá” fazendo um contraponto ao primeiro disco da banda o chamado “…E o Mundo de Lá”.
O primeiro trabalho foi gravado no Brasil e na Irlanda em 2006, e apresentava um som calcado no rock progressivo com vocais femininos, cantado em português, e com a indefectível presença da música irlandesa, constante nos trabalhos do músico. Com muitos músicos convidados e com a participação de Marcus Viana (famoso compositor de trilhas de novelas e membro do Sagrado Coração da Terra), o álbum foi lançado no Brasil em 2007, e na França em 2008, em uma versão especial e obteve uma ótima resposta da crítica. Em 2009 lançaram o DVD “Braia – Ao Vivo”.
Desta vez o músico prepara um trabalho instrumental que promete ir mais a fundo no diálogo entre a música brasileira e irlandesa. “ Exploramos muitos ritmos e motes típicos da música brasileira e temperamos tudo com instrumentos típicos da tradição irlandesa, temos gaitas de fole, fiddles, flautas irlandesas, banjos e ao mesmo tempo viola caipira, sanfonas e tudo isso em uma atmosfera bem progressiva. Tem baião, samba, ijexá e ritmos de muitas regiões brasileiras”, explica Bruno.
Como o mercado cultural de shows e eventos está paralisado devido à pandemia do novo Coronavirus, o artista lançou uma campanha de apoio e financiamento coletivo na plataforma Kickante, em que o apoiador escolhe com quanto quer apoiar e tem suas recompensas conforme sua escolha. “ Os tempos são difíceis e nós temos de nos reinventar, tentar novas formas de produção, de parcerias e resolvi colocar o projeto na plataforma. Estou ainda esperando novas parcerias, apoios, patrocínios, aportes de leis e tudo mais que puder somar ao empreendimento. O legal da plataforma, além do fato dos admiradores do seu trabalho poderem financia-lo e fazer parte dele, é que além de viabilizar o disco a pessoa pode ter uma aula com o artista, ingressos vips pra shows fututos, ou mesmo um show exclusivo, tudo isso, além de ter o dis co em mãos.”
A capa de “…E o Mundo de Cá” foi feita pelo artista equatoriano Carlos Arias e retrata uma paisagem típica das Minas Gerais coloniais. “A capa foi feita especialmente pro disco, e sugere um tipo de paisagem natural e urbana mineira, com um rio dourado, alguns homens caídos e num estilo minimalista que eu achei fabuloso.”
Entre os músicos que compõe o Braia neste segundo disco estão os ex companheiros de Tuatha de Danann Rafael Castro( teclados) e Alex Navar( gaitas de fole), Anderson Silvério no contrabaixo e Fabrício Altino na bateria. Algumas participações no disco são as de Nathan Viana e Daiana Mazza nos violinos entre outros.
O link da campanha de financiamento do disco é este: https://www.kickante.com.br/campanhas/braia-ii