Krzysztof Penderecki, autor de temas para “O Exorcista” e “O Iluminado”, morre aos 86 anos
O compositor e maestro polonês, Krzysztof Penderecki, morreu neste domingo (29) aos 86 anos de idade, segundo informou a imprensa britânica.
Penderecki, nascido na Polônia, foi uma figura importante na música contemporânea, cujas composições ganharam muita popularidade através da trilha sonora de célebres filmes, como O Exorcista, de William Friedkin, O Iluminado, de Stanley Kubrick, e Coração Selvagem, de David Lynch.
O ministro da cultura da Polônia, Piotr Glinski, disse em um tuíte que “a cultura da Polônia sofreu uma perda enorme e irreparável” e que a música de Penderecki podia ser ouvida em todo o mundo, do Japão aos Estados Unidos.
Polska kultura poniosła dziś wielką i niepowetowaną stratę. Po długiej chorobie odszedł Maestro Krzysztof Penderecki – najwybitniejszy polski kompozytor współczesny, którego muzyki słuchano od Japonii po Stany Zjednoczone. 1/2
— Piotr Gliński (@PiotrGlinski) March 29, 2020
Segundo apurou o jornal The Guardian, Krzysztof Penderecki estava há algum tempo com a saúde debilitada e foi testado para detectar coronavírus depois que seu cuidador foi diagnosticado com a doença. No entanto, o resultado do compositor foi negativo, disse sua filha Beata Penderecka à publicação.