Vaughan Oliver, designer gráfico conhecido pelo seu trabalho com capas de discos da gravadora britânica 4AD, morreu neste domingo (29) aos 62 anos.
A informação foi confirmada através de um tuíte do escritor, editor e também designer Adrian Shaughnessy. No entanto, a causa da morte não foi revelada.
Ao contrário da maioria dos designers, Vaughan ganhou destaque mundial pela arte em discos nos seus primeiros anos, inspirado por artistas como Roger Dean e Salvador Dali. Seu sucesso teve início pouco depois de se mudar para Londres, onde conheceu o diretor da 4AD, Ivo Watts Russell. Ele se tornou metade da dupla 23 Envelope e desenvolveu artes de capas para quase todos os lançamentos da gravadora nos anos 80.
Bandas como Pixies, Cocteau Twins, Modern English e Breeders tiveram artes de seus discos assinadas por Oliver. Sua estética se tornou um toque visual que ajudou os ouvintes a refletirem sobre as maneiras pelas quais o som poderia influenciar a imagem e vice-versa.
“Sem Vaughan, o 4AD não seria o 4AD, e não é preciso dizer que seu estilo também ajudou a moldar o design gráfico no mundo no final do século XX”, diz um dos textos de Shaughnessy no Twitter.
This post was last modified on 30 de dezembro de 2019 12:03