“Tomorrow”, single de estreia do Silverchair, completa 25 anos
Há exatos 25 anos, em 16 de setembro de 1994, o Silverchair lançava seu single de estreia. A canção “Tomorrow” anteciparia o sucesso que os australianos teriam em todo mundo a partir do ano seguinte com seu primeiro trabalho Frogstomp, que renderia comparações com Nirvana e Pearl Jam, numa amostra de que a onda grunge de Seattle havia se espalhado por todo o planeta.
“Tomorrow” foi escrita por Daniel Johns, vocalista da banda, junto com o baterista Ben Gillies. Em pouco tempo, se tornou um grande sucesso em território australiano e sua segunda versão, já gravada nos Estados Unidos, em 1995, levou o Silverchair para o top 1 das paradas da Billboard Modern Rock Tracks e Album Rock Tracks, além de um ótimo desempenho no Reino Unido onde alcançou a posição 59 na parada de singles.
O Silverchair tinha os ingredientes exatos para conquistar a juventude daquela época: letras sobre desilusão amorosa, angústia e medo do futuro, além de um visual rebelde e um som com guitarras sujas.
O Silverchair marcou a virada do milênio com grandes sons que conquistaram toda uma geração, culminando em cinco álbuns de estúdio. Quando estava produzindo seu sexto disco, em 25 de maio de 2011, a banda resolveu dar um tempo. Os caras tinham cerca de 50 faixas para fechar a seleção de repertório, além de ainda desfrutar do sucesso do álbum Young Modern, lançado em 2007. Até hoje o Silverchair continua inativo.
De acordo com Jeff Apte, que escreveu um livro sobre o Silverchair há cerca de 15 anos, Tomorrow Never Knows: The Silverchair Story, e assina agora uma biografia de Daniel Johns, a banda deverá continuar com trabalhos congelados porque “não há razão musical para um retorno”. O baterista Ben Gillies e o baixista Chris Joannou não mostram o mínimo interesse em falar sobre uma reunião, segundo revelou Apte em uma entrevista ao The Herald, reproduzida recentemente pela Alternative Nation. O vocalista Daniel Johns chegou a descartar o retorno do Silverchair em 2015, embora no início deste ano tenha tocado o clássico “Freak” em um de seus shows pela primeira vez em anos.