Este sábado, 10 de agosto, marcou os 35 anos que o Red Hot Chili Peppers iniciava a sua discografia colocando no mercado um álbum homônimo que não venderia milhões de cópias como os que viriam mais tarde, mas deixava o recado que nascia naquele momento um grupo com diferencial.
Começando pelo nome, sugestão do baixista Flea, que foi aceita pela banda por “transmitir energia, cores e soonoridade”. Algo que trafegou perfeitamente com a pegada mais funk que foi apresentada em “Get Up and Jump”, uma das faixas que caiu rapidamente no gosto do público.
O disco também contou com uma cover de “Why Don’t You Love Me”, de Hank Williams, mostrando que os Chili Peppers haviam bebido de boas fontes para criar seu material próprio.
O resultado do álbum produzido por Andy Gill, guitarrista do Gang of Four, não foi o que a banda esperava, principalmente por questões criativas impostas pelo produtor, que buscava uma sonoridade mais “comercial”, enquanto o RHCP buscava ser mais fiel às demos das faixas.
O contrato com uma grande gravadora, no caso a EMI, também mexeu com a formação da banda. Como o guitarrista Hillel Slovak e o baterista Jack Irons também tinham acordos com um outro grupo, o What Is This?, tiveram de ser substituídos. O disco de estreia foi gravado com Anthony Kiedis no vocal e guitarra rítmica, Flea no baixo, Jack Sherman na guitarra solo e Cliff Martinez na bateria.
No player abaixo você confere o trabalho de estreia do Red Hot Chili Peppers na íntegra: