Stranger Things, Game of Thrones, Homem do Castelo Alto, Casa de Papel, Westworld, Orange is the New Black, Cobra Kai, The Walking Dead. Se você não estiver completamente desconectado do mundo sabe que todos esses nomes estão faz algum tempo na boca do povo, são vencedores de muitos troféus nas principais premiações de entretenimento e levam multidões para a frente da TV, computador ou até de celulares através dos serviços de streaming.
Mas, qual é o atual impacto dessa nova forma de consumir filmes, séries, documentários, programas esportivos e mais? A Toluna traz uma pesquisa feita com 826 pessoas com alguns hábitos dos consumidores e mostra que 93% dos entrevistados acessam alguma plataforma de streaming ou serviços de conteúdo em vídeo pela internet.
Entre eles, 53% afirmam que assistem algum streaming todo dia, 24% acessam de quatro a seis vezes por semana, 15% veem duas a três por semana e 7% assistem somente uma vez por semana ou em períodos superiores a esse.
Além disso, quando perguntados quanto tempo você gasta assistindo algum conteúdo na plataforma de streaming por dia em média, 55% disseram que assistem de uma a três horas por dia, 32% assistem de três a seis horas e 13% assistem por mais de seis horas.
Entre as plataformas mais assistidas destacam-se a Netflix (94% dos respondentes tem assinatura), Google Play (40%) e HBO Go (29%) como mostra o gráfico abaixo.
Gastos com streaming
A pesquisa também procurou saber quanto os respondentes estavam gastando com as plataformas de streaming por mês, e 40% disseram que gastam entre R$40 a R$50, 18% afirmaram que gastam menos de R$30, 16% gastam de R$60 a R$70 reais e 23% gastam mais de R$80.
A Toluna realizou essa pesquisa entre os dias 1º e 12 de julho com 827 pessoas no Brasil, segundo critério de classificação de classes utilizado pela Abep – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, onde pessoas da classe C2 tem renda média domiciliar de R$ 1.625 por mês. Estudo feito com pessoas acima de 18 anos, todas as regiões brasileiras, com 3% de margem de erro e 95% de margem de confiança.
Via AI