Após meses de preparação, a Casa Sete, residência artística instalada em São Bernardo, abrirá as portas ao público. Para a sua inauguração, a Casa realizará uma programação especial gratuita neste sábado (29), a partir das 11h, onde reunirá seus artistas residentes com produções culturais locais.
Idealizada com o objetivo de movimentar e amplificar a cultura produzida na região do Grande ABC, a Casa Sete é uma residência estruturada com ateliês coletivos rotativos, nos quais artistas possam se conectar com diferentes perfis e tenham a liberdade para a criação, de uma forma que elas não consigam fazer hoje, seja por falta de tempo, apoio ou estrutura para vivenciar uma nova realidade.
“Trabalhar em um ambiente com diversos criativos é estimulante. A Casa virou o lugar onde mais gosto de estar, porque ela eleva o nosso pensamento a outro nível, graças à troca de experiências”, explica Thomaz Pacheco, representante da Agência Banana River, uma das residentes.
Essência regional é enraizada desde seu nome
A escolha do nome Casa Sete não foi ao acaso, esta nomenclatura representa duas vertentes artísticas e históricas. Primeiramente, há a referência às sete cidades que compõem a região do Grande ABC – Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Além disso, Casa Sete, desta vez usando o numeral ao invés da escrita, foi o nome de um famoso ateliê paulista, criado na década de 80.
Entre questões geográficas e culturais, a nova casa busca trazer uma mistura de conceitos, visões e vivências. “Fazer parte da Casa como um dos residentes foi muito mais impactante do que se imaginava, pois conviver em coletivo tem potencializado infinitamente a forma como temos visto o nosso próprio trabalho”, detalha Anderson Penha, integrante do ContraFluxo, grupo presente na residência. “Onde há pessoas de sensibilidade artística, cultural e criativa, há sempre uma chance de surgir algo inesperado, inimaginável e capaz de reorganizar todas nossas convicções sobre o que entendemos de mundo”, conclui.
Atualmente, a Casa Sete hospeda os artistas Marcia Rosenberger, Daniel Perez e Ricardo Sanchez, além de espaços para criativos de todas as formas, como o Coletivo ContraFluxo e a Agência Banana River.
Serviço:
Inauguração da Casa Sete
Sábado, dia 29 de junho, das 11h às 18h
Rua Carlos Gomes, 130 (na própria residência artística), São Bernardo do Campo-SP
Entrada franca
Mais informações AQUI