O Vanguart anunciou o seu novo álbum nesta quarta-feira (28), intitulado Vanguart Sings Bob Dylan, o projeto é uma releitura de um dos maiores compositores da música contemporânea que sempre foi uma grande influência para a banda.
Após quatro discos autorais em 11 anos, o quarteto se enfurnou no estúdio Tambor, no Rio de Janeiro, em dezembro de 2018, junto do produtor Rafael Ramos para registrar seu primeiro álbum não-autoral. Dezesseis canções de Bob Dylan foram gravadas de modo ao vivo, dando ênfase a seus primeiros 15 anos de carreira, com exceção para “Make You Feel My Love”, do álbum de 1996, Time Out of Mind.
“A importância de um disco do Vanguart tocando Dylan, para além de celebrar a obra do compositor, é enorme, pois ao mesmo tempo que nos faz compreender de onde viemos também nos mostra que podemos ir muito além de bandeiras e gêneros fincados dentro da música e seus limites. Enquanto os ventos seguirem soprando, a resposta continuará lá” – comenta Helio Flanders.
Gravado em 5 dias, o álbum traz uma música cantada pela violinista Fernanda Kostchak, “House of the Risin’ Sun” e outra pelo guitarrista David Dafré, “Hurricane”. As demais faixas foram interpretadas pelos vocalistas da banda Helio Flanders (que também tocou violão, guitarra, piano e gaita) e Reginaldo Lincoln (que também tocou baixo, guitarra e violões). Também participaram do disco Julio Nganga (piano e órgão hammond), Kezo Nogueira (bateria e percussão) e Pedro Gongom (bateria, percussão).
Vaguart Sings Bob Dylan será lançado pela Deck nas plataformas digitais, em CD e num compacto em vinil com 3 músicas: “Blowin’ In the Wind”, “Tangled Up in Blue” e “Don’t Think Twice, It’s All Right”.
Os shows de lançamento serão dias 5, 6 e 7 de julho no Sesc Santana, em São Paulo.