Billy Corgan, vocalista do Smashing Pumpkins, encontrou sua guitarra Fender Stratocaster, cerca de 27 anos depois que o instrumento foi roubado. Nesta terça-feira (26) ele postou um vídeo no Instagram no qual mostra o instrumento, que de acordo com ele, definiu a sonoridade de sua banda.
A guitarra, que Corgan originalmente comprou de seu colega de banda Jimmy Chamberlin, foi roubada por um homem no backstage após um show em Detroit, em 1992. Falando à Rolling Stone no início do mês, o músico revelou que foi alertado por um historiador sobre uma guitarra que lembrava muito a dele. Depois de decidir checar o instrumento pessoalmente, ficou surpreso ao descobrir que se tratava do próprio.
A guitarra havia sido comprada há algum tempo por US $ 200 em uma feira em Michigan. Como amigos da compradora acharam que o instrumento tinha uma impressionante semelhança com o de Corgan, procuraram um especialista que entrou em contato com o líder dos Pumpkins. Corgam explicou que o roubo dessa guitarra é um capítulo emblemático na história do Smashing Pumpkins. “Isso instantaneamente mudou a maneira como eu e a banda passamos a tocar”, comentou. No passado, o cantor havia oferecido uma recompensa de US $ 20.000,00 para quem encontrasse sua guitarra. A mulher que estava com o instrumento – uma dona de casa – quis apenas um autógrafo dele.