Com Sampaoli, Santos deve se tornar o time mais rock´n´roll do Brasil
Apresentado oficialmente como novo técnico do Santos Futebol clube nesta terça-feira (18), numa coletiva de imprensa no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, o argentino Jorge Sampaoli prometeu fazer o time da Vila Belmiro jogar com a característica que o fez conhecido no mundo todo, ou seja, sempre buscando o ataque.
A agressividade das equipes treinadas por ele tem muito a ver com seu estilo de vida que é focado no rock´n´roll. Sampaoli é um dos maiores amantes do rock argentino, tanto que seu visual com os braços quase fechados de tatuagens é bem diferente do seus demais colegas de trabalho. E são tattoos que homenageiam bandas hermanas, como Callejeros, o grupo predileto do treinador.
Isso tem a ver com o fanatismo do público argentino por bandas de rock. Lá os caras curtem os grupos musicais como se fossem times de futebol e as letras são veneradas e discutidas. Essa relação entre o mundo da boa e o da guitarra foi muito destacada no novo livro de Sampaoli lançado no início do ano, chamado “Mis Latidos – Ideas sobre la cultura del juego”. A obra tem seu título baseado numa música da banda Don Osvaldo e apresenta capítulos formados por frases curtas, como se fossem feitas para uma letra de rock. O objetivo é mostrar que pra vencer um jogo de futebol é necessário foco e agressividade, elementos encontrados facilmente no rock´n´roll.
Na preparação da Argentina para a Copa do Mundo da Rússia neste ano, Sampaoli mandou pintar na parede do centro de treinamento de Bronnitsi frases motivacionais retiradas de letras de bandas de rock. Tá certo que não deu o resultado esperado e a seleção comandada por ele, que tinha ninguém menos que Lionel Messi em campo, acabou protagonizando mais um fiasco do país na competição. Alguns jogadores chegaram a declarar que passaram a curtir rock depois de serem apresentados ao estilo pelo técnico. No entanto, Messi foi um daqueles que mesmo com a forte influência roqueira de Sampoli ainda continuam preferindo ouvir uma playlist de hip hop. Estaria aí o recente problema de Sampaoli com a seleção argentina?
Conheça as bandas preferidas de Jorge Sampaoli