Um estudo inédito feito pelo Instituto Mobih relacionou música com mobilidade urbana, abordando desde Roberto Carlos, nos anos 60, até sucesso dos dias atuais.
Como a pesquisa é bem ampla e bastante detalhada, o gênero rock apareceu com uma grande parcela de contribuição com composições que falam sobre a mobilidade de alguma forma. Um grande exemplo é “Vital e Sua Moto”, sucesso dos anos 80 de Os Paralamas do Sucesso – com trechos que dizem o quanto era difícil andar a pé e que pegar um ônibus “era o fim”.
A proposta do estudo é indicar como o trânsito e a mobilidade revelam-se importantes em diversas manifestações culturais, com destaque para a música, trazendo ainda influências para a composição de letras que mostram um impacto real no modo como os brasileiros identificam sua relação com o espaço que ocupam/transitam.
Ao todo, o Instituto Mobih analisou mais de 158.097 músicas, concluindo que 361 delas retratam a mobilidade de alguma forma. Os dados indicaram que somente 2,3% das músicas falavam de alguma forma sobre mobilidade nos anos 60. Nos dias de hoje, com maior divulgação e conscientização, o número subiu para 55,3%.
O editor do site da 89, Willian Maier, conversou a gerente de estratégias de marketing do Instituto Mobih, Viviane Chaves. Utilize o player abaixo e saiba mais detalhes sobre a pesquisa:
This post was last modified on 23 de setembro de 2018 12:03