David Bowie invade metrô de Nova York
Rogéria Vianna, de Nova York
Uma campanha lançada pelo Spotify em parceria com a MTA surpreendeu os passageiros que circulam pelo metrô de Nova York. A ação foi lançada dia 17 de abril na estação de Broadway-Lafayette – a poucos quarteirões da antiga residência de Bowie – e acontece simultaneamente à grandiosa exposição “David Bowie is”, que está no Brooklyn Museum.
O amplo espaço da estação foi transformado em uma galeria que presta homenagem ao cantor. Estão em exibição fotos de sua carreira (algumas que também podem ser vistas no Brooklyn Museum), citações e também um mapa que faz referência a locais em Manhattan importantes na trajetória do cantor, como o Carnegie Hall, local que sediou seu primeiro show em Nova York. Essas peças têm como objetivo mostrar a influência da cidade na música e na moda de Bowie.
Para completar, a MTA lançou uma edição especial de MetroCards com fotos icônicas de David Bowie, em cinco versões inspiradas em suas diferentes personalidades.
Segundo a companhia do metrô, 250.000 MetroCards foram produzidos e eles estarão disponíveis para compra até o dia 13 de maio, data de encerramento da campanha. Eles só podem ser adquiridos na própria estação Broadway-Lafayette, por US$6.50 cada (carregado com duas viagens), tanto nas máquinas automáticas quanto nas cabines. Mas o estoque não deve durar tanto tempo: já nesses primeiros dias os fãs do Camaleão do rock lotaram a estação, formando longas filas para compra dos disputados MetroCards. Havia pessoas levando dezenas e outras fazendo plantão para troca dos cartões repetidos, já que não é possível escolher o modelo na hora da aquisição.
Sem dúvida é uma campanha que está movimentando ainda mais o dia a dia já agitado da cidade, resgatando memórias de seu ilustre morador. Como disse Bowie em uma das citações exibidas da estação: “I am a New Yorker”. Certamente ninguém duvida disso.
Fotos: Rogéria Vianna