Ouça 19 minutos de voz isolada de Layne Staley, do Alice in Chains
Quantos adolescentes ouviram canções como “Would?” ou “Man in the Box” na década de 90 e foram automaticamente convencidos a mergulhar no universo do rock?
Essa resposta, que tem como elemento central o trabalho do Alice in Chains, certamente não tem um número exato, mas dá uma certa noção da representatividade do som que era apresentado para a juventude daquela época.
Uma sonoridade composta por guitarras sujas e agressiva que completava-se com uma voz incrivelmente marcante e que viajava por maravilhosos timbres. Layne Staley era o diferencial naquele pacote de novidade que o rock trazia para seu público na virada dos anos 80 para os 90.
Com sua morte há exatos 16 anos, o rock perdeu um de seus maiores representantes, daqueles responsáveis por mudanças históricas na música.
No player abaixo você tem a sua disposição os vocais isolados em estúdio do vocalista do Alice in Chains em cinco grandes canções. Confira:
01 – Them Bones (00:00)
02 – Man In The Box (02:37)
03 – No Excuses (06:33)
04 – Rooster (09:40)
05 – Would? (15:40)
E como esse monstro sagrado do grunge se encaixaria em outro ritmo musical? Clique AQUI e ouça Layne Staley no projeto 40 Years of Hate, criado antes do estouro do Alice In Chains e que possui uma pegada funk (aquele ritmo musical criado pelo James Brown, ok?). Outro detalhe é que Jerry Cantrell, guitarrista do Alice In Chains, também toca em todas as faixas desse projeto.