40 anos do álbum “Wish You Were Here”, do Pink Floyd
Há exatos 40 anos, em 12 de setembro de 1975, era lançado no Reino Unido o 9º álbum de estúdio do Pink Floyd, “Wish You Were Here”.
O disco atingiu de cara 250 mil cópias vendidas indo direto para a primeira posição da parada britânica. Na semana seguinte chegou a 900 mil vendas e atingiu o top número 1 na Billboard.
“Wish You Were Here” descolou disco de prata e ouro, respectivamente, na Grã-Bretanha, e nos Estados Unidos recebeu disco de ouro. Isso apenas no ano de seu lançamento. Até hoje ele vendeu cerca de 13 milhões de cópias.
Gravado em diversas sessões nos estúdios Abbey Road, em Londres, e praticamente composto ao longo da turnê que a banda fez pela Europa em 1974, o disco é uma crítica à essência humana e a indústria musical.
A interferência radiofônica que rola no trecho inicial da faixa-título foi idealizada para representar a distância entre o ouvinte e a música, em uma canção que questiona a ausência física, metal e emocional das pessoas numa sociedade de 4 décadas atrás.
Já a canção que abre o álbum, “Shine On You Crazy Diamond”, explora o declínio mental do ex-integrante do Pink Floyd Syd Barrett, que foi forçado a deixar o grupo devido ao consumo intenso de drogas.
No player abaixo você confere um documentário que explica todo o conceito e a concepção de um dos discos mais emblemáticos da história do rock: