Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Harvard criou um medicamento a base de valproato com o objetivo de ajudar no aprendizado humano.
Para testar a eficácia da nova droga, os cientistas estudaram a capacidade de um adulto atingir a afinação perfeita, ou seja, o poder vocal de precisar qualquer nota musical ouvida.
Esse é um talento possuído por apenas uma em cada 10.000 pessoas, e só pode ser aprendido durante um período crítico antes de 7 anos de idade.
Os pesquisadores deram a droga a um grupo de homens adultos sem formação musical, em seguida, pediu-lhes para fazer uma série de exercícios de treinamento de ouvido online durante duas semanas.
Aqueles que tomaram a pílula apresentaram melhora significativa sobre aqueles que ingeriram um placebo, apontando que o medicamento restaurou de forma muito significativa a plasticidade do cérebro, normalmente perdida após a infância.
Trata-se de mais um indício de que o valproato tem a capacidade de ajudar o cérebro a absorver novas informações.
O estudo, que analisou apenas a questão musical, abre uma infinidade de possibilidades no campo do aprendizado humano e deve ter novos desdobramentos ao longo dos anos, para que a ciência chegue a uma pílula definitiva que turbine nosso processamento cerebral.
This post was last modified on 10 de janeiro de 2014 12:03